Sim, você poderá engravidar no futuro.
Uma conização por CAF não irá impedir gravidez. Uma conização por CAF não irá te deixar infértil.
Mas é importante que você relate ao seu obstetra a realização desse procedimento. Ele irá avaliar seu colo de útero e o risco de uma incompetência istmo cervical (o risco de uma fraqueza desse colo).
Diante de um diagnóstico de incompetência istmo cervical, seu obstetra irá avaliar a necessidade de realizar uma cerclagem, ou seja, dar uns pontos ao redor do colo para mantê-lo fechado.
Um bom profissional irá sempre avaliar o grau da lesão (se NIC 1,2 ou 3), a idade da paciente e o seu desejo de gravidez futura. O objetivo é evitar a retirada de grandes pedaços de colo do útero sem necessidade. O super tratamento desnecessário pode trazer prejuízos evidentes a pacientes que desejam engravidar futuramente.
CAUTERIZAÇÃO QUÍMICA, CAUTERIZAÇÃO ELÉTRICA E CRIOTERAPIA
A utilização de métodos destrutivos (como a cauterização química, elétrica ou a crioterapia) devem ser evitados como tratamento de uma NIC 1 persistente (por mais de 2 anos) ou das lesões precursoras do câncer de colo do útero (NIC 2, NIC 3 e AIS).
O maior motivo é porque essa modalidade de tratamento destrutivo não fornece material para ser enviado para a biópsia. Se não existe biópsia, não existe a confirmação diagnóstica da lesão removida e não existe como saber se a lesão foi retirada por inteira.
NÃO TENHA MEDO, A PREVENÇÃO É SEMPRE A MELHOR ESCOLHA!