Este texto introduz o conceito de colposcopia como uma experiência reveladora para as pacientes, que muitas vezes se surpreendem ao ver seu próprio colo do útero em detalhes pela primeira vez.
Durante o exame, feito por mim, são tiradas fotos de alta qualidade do colo uterino, que são incluídas em um laudo completo para o ginecologista.
A surpresa positiva das pacientes ao verem seu colo do útero motivou a escrita do artigo.
O útero da mulher tem o formato bem parecido com uma pera. Existe uma porção superior robusta e arredondada, que é o corpo do útero, e uma parte inferior, mais estreita e afilada, que é o colo uterino.
O colo do útero se localiza ao final da vagina, que é uma estrutura tubular que liga a vulva ao útero. Assim, se você quer sentir o seu colo do útero, deverá inserir o dedo indicador na vagina. Perceba que a vagina tem uma estrutura rugosa e, ao final dela, você irá sentir uma bolinha bem lisinha e com um furinho no meio: esse é o seu colo do útero. E é por esse furinho que sai a menstruação e o bebê.
Artigo por Dra. Flávia Menezes (CRM RJ: 62429-2 / RQE: 51496) – Ginecologista com qualificação em patologias do trato genital inferior e colposcopia (2009).
Fontes Consultadas (Bibliografia):