A telemedicina consiste no atendimento médico à distância, sem a necessidade do paciente ter que se deslocar até o consultório do profissional da saúde.

A consulta é feita diretamente entre os médicos e pacientes, por meio de tecnologia da informação e comunicação que garanta a integridade, segurança e sigilo de informações.

A telemedicina apresenta limitações, e obviamente é impossível a realização do exame colposcopia através desta forma de atendimento, a menos que exista outro profissional que acomode a paciente na mesa ginecológica, coloque o espéculo vaginal, conhecido como bico-de-pato, e obtenha imagens através do colposcópio.

Essas imagens, quando de boa qualidade, poderão ser enviadas a um colposcopista experiente, o qual pode orientar o profissional que está de forma presencial com a paciente.

Essas orientações podem incluir melhor lugar para realização de biópsias, diagnóstico provável, orientações sobre cura e tratamento.

Mas como o especialista em colposcopia pode orientar diretamente uma paciente?

Todo colposcopista é um especialista em HPV

Vamos supor que você descubra que está infectada pelo vírus do HPV, ou pior, você recebe o laudo do seu exame de Papanicolau evidenciando uma lesão de alto grau.

Seu médico te deixou insegura ou pouco te explicou sobre essa infecção.

Você entra na internet e a primeira informação que aparece é que o HPV é um vírus sexualmente transmissível e relacionado ao câncer de colo do útero.

Não seria ótimo, poder marcar uma consulta à distância com um especialista em HPV?

Não seria bom tirar todas as suas dúvidas com um médico, que dedica a maior parte de sua vida tratando apenas mulheres infectadas por esse vírus?

A telemedicina foi reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina – CFM como uma possibilidade de atendimento médico à distância, e você já pode ter acesso a este tipo de atendimento.

Já parou para pensar nas vantagens e na praticidade de poder conversar com um especialista em HPV e tirar todas as suas dúvidas, sabendo que tem um profissional experiente está te orientando.

A telemedicina já é uma realidade acessível.

A saúde não pode esperar. O atendimento com um especialista irá cuidar do que é mais importante: a sua saúde física e mental.

O meu dia-a-dia é receber pacientes que chegam ao consultório apreensivas após receberem resultados alterados dos seus exames preventivos.

Posso afirmar que o estigma, o medo e as dúvidas causadas pelo HPV têm consequências muito mais sérias do que o próprio vírus do HPV.

Existe muito desconhecimento associado a infecção por esse vírus, inclusive entre os profissionais de saúde.

Sabe aquele especialista com o qual você sempre quis se consultar, mas mora em outra cidade, estado ou país? A telemedicina possibilita diminuir essa distância.

A telemedicina permite que os pacientes tenham acesso à medicina de qualidade e a profissionais de referência, mesmo estando longe.

Aquela segunda opinião médica que você precisa

Muitas vezes um profissional da saúde não nos transmite confiança. Ficamos inseguras. Será que é isso mesmo? Será que este é o tratamento mais adequado? Será que este diagnóstico está correto?

Quantas vezes, eu mesma, diante de pacientes inseguras, as sugeri que buscassem outra opinião.

Não existe um dono da verdade. O que existe são profissionais com mais ou menos experiência, médicos que estão sempre se atualizando ou não.

Médicos que se especializam em uma patologia específica, são os chamados especialistas.

A medicina é uma verdade dinâmica, a conduta médica mais adequada de hoje, pode não ser a mesma daqui a alguns anos, por isso, o médico tem que estar constantemente estudando e se atualizando.

A segunda opinião médica é um direito de todos os paciente, e as consultas online são úteis para todos.

É a medicina do futuro, que soma o conhecimento médico as novas tecnologias de comunicação e informação.

A evolução e o domínio das novas tecnologias estão mudando a forma das pessoas se relacionarem, é o mundo em transformação.

A telemedicina está permitindo a quebra das barreiras culturais, sociais e econômicas, tendo como principal fator a diminuição diminuição da distância entre médicos e pacientes. Seguramente, é a melhor forma para que os serviços e informações em saúde cheguem a toda população.

Criei um canal de atendimento exclusivo através do meu website para este período de quarentena.

Se você mora longe ou não tem como ir ao consultório e está preocupada com uma infecção pelo HPV, me mande uma mensagem para maiores informações sobre minhas consultas online.

Faça seus exames Regularmente